top of page
borda

Magic Shop

Presente no álbum Love Yourself 轉: Tear, Magic Shop é, assim como 2!3!, uma música do BTS dedicada aos seus fãs, onde eles nos incentivam a falar sobre nossas lutas e compartilham suas próprias experiências, junto à uma mensagem de conforto, para que saibamos que não estamos sozinhos.

Análise

Essa é uma música um tanto quanto complexa pois aborda diversos assuntos, então será um pouquinho maior do que vocês estão acostumados a ver por aqui. Puxem uma cadeira e se preparem, pois vai ser longo.
Magic Shop é inspirada em um livro de James R. Doty chamado Into the Magic Shop, onde o autor conta sobre as lições e “truques” que aprendeu com uma mulher chamada Ruth, que conheceu numa loja de utensílios de magia em sua própria infância.
O primeiro truque de Ruth era relaxar o corpo, o segundo, domar a mente – aprendendo a direcionar os pensamentos para um determinado ponto, sempre que sua mente começar a divagar –, o terceiro, abrir o coração – concentrar-se no sentimento de amor e oferecer este amor aos outros, mesmo àqueles de quem você não gosta –, e o quarto e último, esclarecer sua intenção – especificar seus objetivos, manifestando o que deseja.
Além disso, no primeiro teaser de “Fake Love” é possível ver a frase: “Magic Shop é uma técnica de psicodrama onde se troca o medo por atitudes positivas".
Mas o que seria psicodrama?
"O psicodrama é uma abordagem terapêutica que utiliza a dramatização como ferramenta para a expressão de questões vividas pelos indivíduos. Nele, os participantes dramatizam cenas que podem dizer respeito a situações passadas, presentes ou até mesmo que ainda não aconteceram, mas que são significativas e importantes naquele contexto para um indivíduo, família, grupo ou comunidade"
Por isso no teaser os integrantes do grupo estão trocando objetos da era Wings (que os lembram de seus medos), por outros que nos remetem aos Highlight Reel (que os fazem lembrar de atitudes positivas).
Como dito anteriormente, Magic Shop é uma música sobre sentimentos e conforto, então o que levaremos em consideração aqui são, essencialmente, as terceiras e quartas lições de Ruth.

[Eu sei que você está hesitando porque mesmo se você disser a verdade
No final tudo voltará como cicatrizes
Eu não vou dizer nada gritante como "encontre força"
eu vou deixar você ouça minha história, deixe-a ouvir]

Muitas vezes hesitamos em demonstrar ou falar sobre nossos sentimentos, pois temos medo de como as outras pessoas irão reagir a eles ou se elas irão nos machucar mais ainda por não entender como estamos nos sentindo.
Nessa introdução, eles não querem só repetir uma frase vazia como "encontre força" para tentar nos confortar, eles querem nos contar sua própria experiência/história sobre como superar esses sentimentos ruins.

[O que eu disse?
Eu te disse que ganharíamos
Eu não conseguia acreditar (na verdade)
Que seríamos capazes de ganhar
Esse milagre que não é um milagre,
Nós conseguimos?
(Não) Eu estava aqui
Você foi quem fez o seu caminho até mim]

Ainda seguindo as lições de Ruth, esse trecho em específico exprime bem as duas últimas. Na linha “eu te disse que ganharíamos” é possível perceber que o Namjoon visualizou esse resultado e manifestou até que, por fim, se tornou realidade.
Outro ponto interessante é que em coreano a frase: "Esse milagre que não é um milagre" é escrita como "이 기적 아닌 기적을", e "이 기적" pode ser lido como "이기적", que significa egoísmo. A tradução nesse caso seria “o milagre que não é egoísta” ou “o milagre que se tornou possível, porque não éramos egoístas”.
Esse jogo de palavras é bastante curioso, porque a frase “o milagre que não é egoísta” é a representação perfeita das duas últimas lições, pois um coração aberto não possui intenções egoístas, entretanto, “esse milagre que não é um milagre” também é, visto que eles materializaram e lutaram por esse sonho durante muito tempo antes dele finalmente se tornar realidade.

[No final do meu desespero
Não se esqueça que no final eu te encontrei
Você é a última razão para mim, que estava na beira do penhasco]

Partindo do pressuposto de que Namjoon ainda está falando de sua própria experiência e que a música é para seus fãs, esse trecho é dedicado a nós, ARMYS, pois foi nosso amor por ele que o manteve “vivo”.

[Dias em que eu me odeio
Dias em que quero simplesmente desaparecer]

Esse trecho mostra que não somos apenas nós que precisamos da "Loja Mágica", há dias em que eles também não estão bem e precisam de conforto, assim como nós.

[Vamos criar uma porta no seu coração
Se você abrir essa porta e entrar
Este lugar estará lá, esperando por você
Tudo bem acreditar, essa loja mágica vai te confortar
[...] Então me mostre
(Eu vou te mostrar)
Então me mostre
(Eu vou te mostrar)
Então me mostre
(Eu vou te mostrar)
Te mostrar, te mostrar]

Abrir a porta da Loja Mágica é um gesto simbólico que representa gentileza e perdão; ao perdoar a si mesmo, você poderá abrir seu coração para outras pessoas, o mundo e, o mais importante, você mesmo.
Eles não querem que tenhamos medo de mostrar nosso verdadeiro eu, de falar sobre nossos medos e inseguranças, e, através de suas próprias experiências, eles procuram passar uma mensagem positiva, nos mostrar não estamos sozinhos e não somos os únicos a passar por momentos difíceis.
Esse tipo de pensamento tem um fundamento, e é baseado num estudo de psicologia, onde duas pessoas devem compartilhar informações pessoais sobre si mesmo, respondendo a conjuntos de perguntas que aumentam a intensidade gradualmente. Ao revelar algo a uma pessoa que também revela coisas a você, vocês se sentirão mais próximos uns dos outros.
Durante o 5th Muster, chamado de Magic Shop, apareceu um “Inquérito Mágico”, onde se era possível ler no rodapé uma mensagem de “Terapia de Cura Mágica que te fará se sentir melhor”, e logo após uma sequência de perguntas como “Qual é o seu nome?”, "Quantos anos você tem?”, “De onde você é? “Qual é a lembrança mais importante da sua vida?”, “Qual é a preocupação que você gostaria de compartilhar?” e etc, que seriam exemplos perfeitos do estudo citado acima.
[Quando floresce, é como uma rosa
Quando se espalha, é como flor de cerejeira
Quando murcha, é como ipoméia
Como aquele lindo momento]
Esse trecho do Hoseok é idêntico a parte de agradecimento dele no álbum “HYYH pt.1”. Nos agradecimentos, ele comenta sobre como aquele era o momento mais bonito da vida dele [e essa é a tradução do nome do álbum], e ao citar essas flores podemos entender que foram especiais para ele durante esse momento. Ao recitá-las novamente em Magic Shop, pode sinalizar que ele pretende viver o atual momento com paixão e beleza, enquanto busca aprender mais sobre si mesmo.
[Eu sempre quis ser o melhor
Então eu sempre fui impaciente e nervoso
A comparação com outras pessoas se tornou uma rotina
Minha ganância, que costumava ser uma arma
Se tornou uma prisão e uma coleira]


Esse trecho do Yoongi faz um link direto a The Last, música de sua Mixtape e que já fizemos uma análise aqui, onde ele comenta que “aquele monstro [a ganância] demanda por mais riqueza, às vezes colocam uma corrente em meu pescoço para me arruinar e me engolir com ganância”.
Ainda em 'The Last' o Yoongi revela que desenvolveu um falso eu para conseguir lidar com todos os problemas que enfrentava naquela época, como suas doenças mentais e as duras críticas que ouvia. Entretanto, ao final da música Yoongi revela que conseguiu superar e hoje em dia se encontra bem melhor, e nesse trecho ele reforça isso ao usar o tempo passado.
Yoongi não pensa mais assim sobre si mesmo, ele não se compara mais aos outros diariamente e não se sente mais ansioso com esse assunto e, embora o monstro ganancioso ainda viva dentro dele, ele não é mais refém.

[Se eu te dissesse que eu também costumava ter medo de tudo
Você acreditaria em mim?
Toda a verdade, o tempo que resta
Todas as suas respostas estão neste lugar que você encontrou
Em sua Via Láctea, em seu coração]

Como mencionado anteriormente, abrir a porta da Magic Shop é um gesto simbólico, e isso é reforçado por eles ao dizer que as repostas estão no lugar mágico encontrado em seu coração.
Sempre que estiver se sentindo inseguro ou com medo, basta lembrar que, em seu coração, tem uma Loja Mágica, onde estará o BTS com uma xícara de chá quente, prontos para te confortar.

[Você me deu o melhor de mim
Então você dará a si o seu melhor
Você me encontrou, você me reconheceu
Você me deu o melhor de mim
Então você dará a si o seu melhor
Então eu vou te encontrar, a galáxia que há dentro de você]

A música termina afirmando que nós [fãs] fomos capazes de ajudar o BTS a se desenvolver, graças ao amor que demos a eles. Esse amor que demos a eles, está em nós mesmos e podemos utilizar para quem ou o que quisermos, inclusive para nós mesmos. Não precisamos ter medo de nos amar, quando precisarmos basta olhar para dentro de nós mesmos e encontrar nossa própria loja mágica.

bottom of page