top of page
borda

134340

Música do BTS lançada em maio de 2018, presente no álbum "Love Yourself 轉: 'Tear'", 134340 não é apenas um número aleatório, mas sim, um que foi atribuído ao planeta que costumava fazer parte do nosso sistema solar: Plutão.

Análise

A música demonstra retratar um tipo de relacionamento que chegou ao fim e a dependência emocional de umas das partes sobre ele (na realidade a interpretação pode variar de pessoa para pessoa) usando como principal inspiração para a letra dela a "história" de Plutão.

Muitas referências da música são confusas de entender se não sabemos um pouco sobre Plutão e suas características, por isso vamos começar listando algumas curiosidades:

• Ele orbita ao redor do sol.
• Não é mais considerado um planeta do sistema solar desde 2006.
• Após não ser mais considerado um planeta, foi formalmente designado como "134340 plutão".
• É classificado como "planeta anão".
• 1 ano plutoniano corresponde a 248 anos terrestre, ou seja, o tempo que ele leva para completar uma volta ao redor do sol.
• Um dia em Plutão equivale a 6,5 dias na Terra.
• O planeta tem semelhanças a um cometa, porque sua atmosfera é frágil e se expande quando está mais próximo ao Sol. Ao mesmo tempo, ele executa o movimento inverso quando está distante, contraindo-se.
• A temperatura estimada dele é de 220ºC negativos.
• Quando está próximo ao Sol, a superfície gelada derrete temporariamente.
• Além de Plutão, outros planetas anões que merecem destaque são: Ceres, Eris, Haumea e Makemake, sendo que estes três últimos estão no Cinturão de Kuiper, tal qual Plutão.

Com isso em mente, vamos às interpretações:

《 Se eu pudesse, eu gostaria de perguntar
Por que você fez o que fez, por que você se livrou de mim?》

Em 2006, Plutão foi rebaixado ao status de planeta anão, pois ele não se encaixava nos critérios de um planeta real. Antes disso, era considerado o nono planeta do sistema solar.

《 Eu ainda orbito ao seu redor sem um nome
Nosso adeus foi tão incolor, as cores que nunca mudarão 》

Agora, apenas intitulado como "134340", sem um nome real, Plutão orbita ao redor do sol, quer ele queira ou não.

《 Não existe nome permitido para mim
Eu costumava ser a sua estrela
Deve ser legal para você ser a luz
Tudo o que eu faço é te aceitar do jeito que é
No Castelo do Rei Desintegrado
Haveria algum significado para a vida restante?》

Novamente ele demonstra insatisfação por ter perdido seu nome e se refere ao sol como seu "doador" de luz. Em uma parte usa-se "Castelo do Rei Desintegrado", pois sua geologia apresenta diversas áreas acidentadas, assim como várias montanhas, vales, vulcões, crateras e planícies.

《 Eu receberei até a minha morte
O seu olhar quente sufocante
Eu ainda orbito ao seu redor e nada mudou
Mas se o amor não tem um nome
Tudo mudou》

Como citado anteriormente, mesmo não sendo mais considerado um planeta do sistema solar, Plutão continuará orbitando ao redor sol até o fim dos tempos, mesmo que agora não seja nada além de uma sequência de números.

《 Você realmente achou Eris?
Me diga, o que me torna tão menor do que aquela lua?》

Eris é outro planeta anão, de tamanho ainda menor, que está no mesmo cinturão que Plutão. Ele é, na verdade, uma das razões pelas quais Plutão perdeu seu status de planeta, uma vez que, por estar na mesma órbita que Plutão, com maior massa e NÃO ser considerado um planeta do sistema solar, a existência de “134340” como um planeta do sistema solar tornou-se irregular.

Outro ponto interessante a se comentar é que tanto a Lua quando Plutão podem ser chamados de asteróides, contudo a lua orbita ao redor da terra devido à gravidade, e Plutão não orbita em nada além do sol.

《Nós é o plural de você
Talvez, desde o começo eu nunca estive lá
Algum dia você irá entender estas palavras》

É um jogo de palavras, é o mesmo que dizer que uma pessoa só se importa consigo mesma.

《 Minha estação sempre foi você》

Se refere a lenda de "Hades e Perséfone". Na mitologia romana Hades é Plutão, na lenda Perséfone só pode passar 2 estações com Hades, nas outras duas ela vai embora, deixando-o triste e sozinho.

《 Meu coração gelado está -248ºC
Ele parou no dia em que você me apagou
Maldição 》

Longe do sol, o planeta anão pode chegar à atingir uma temperatura estimada de -200ºC.

《 Eu só estou orbitando ao seu redor
(Eu senti sua falta, eu te perdi)
Eu só estou orbitando à toa
(Você me apagou, você me esqueceu) 》

Novamente referencia a relação existente entre Plutão e o Sol.

《 O coração da estrela está repleto de névoa amarga 》

A sua atmosfera é composta, principalmente, por nitrogênio, metano e monóxido de carbono. Quando Plutão se aproxima do Sol sua atmosfera apresenta-se de forma gasosa. Com o afastamento do Sol, apresenta-se de forma sólida em decorrência das baixas temperaturas.

《 É amedrontador, o dia é exatamente o mesmo, só você não está ali
Para ser honesto
Eu estive calmo por cerca de um ano sem você
[...]
Eu viro minha cabeça para lá
E você está sorrindo brilhantemente, se aproximando de mim, e ao seu lado está 》

Plutão leva 248 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Nesse período existe momentos em que ele fica realmente distante do astro, mas quando o reencontra, sua superfície gelada derrete temporariamente.

《Eu só estou orbitando ao seu redor
(Além da névoa, eu ainda te vejo sorrir
A realidade da minha órbita irregular, onde não existe significados, nem você, nem nada)
Eu só estou orbitando à toa
(Plutão do número que é difícil de se lembrar, e da escuridão
Mas eu provavelmente continuarei orbitando ao seu redor, maldição)》

Como citamos anteriormente, um dos motivos de Plutão não ser mais considerado um planeta é porque Eris, outro planeta anão, está em sua órbita. Entretanto, além dos planetas Eris, Makemake e Haumea, existem inúmeros objetos ao seu redor, uma vez que que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.

A escuridão mencionada refere-se ao fato do planeta anão estar localizado a 5,9 bilhões de quilômetros distante do Sol, o que faz com que o mesmo não receba tanto a luz solar.

A conclusão que tiramos é:

A música mostra a relação do Sol com Plutão como se fosse um relacionamento humano, trazendo todo um toque de puro sentimentalismo em cada estrofe, como se pudéssemos sentir a tristeza, a dor e o vazio de Plutão ao perder seu nome e o reconhecimento de ser um planeta, assim como retrata o "fim de um relacionamento" com o sol, mas continua em um estado de dependência, pois mesmo que pela distância e tamanho, o astro não seja capaz de vê-lo, ele sempre vai estar ali, orbitando ao seu redor, necessitando de seu calor e sua luz.

bottom of page